Algo que parecia impossível durante décadas está prestes a se tornar uma realidade. Muito em breve, a TV Globo pode deixar de ser a líder de audiência na televisão brasileira. Pelo menos é esta a avaliação que podemos fazer se levarmos em conta o crescimento do número de assinantes de televisão paga no Brasil, segundo notícia da Folha de S. Paulo divulgada hoje.

Enquanto os canais abertos perdem público, ou se agarram a um crescimento a conta-gotas, a TV paga iniciou 2014 crescendo cerca de 20% em audiência em São Paulo – o principal mercado do país – em relação a 2013. De janeiro a maio deste ano, a média diária de ibope dos “outros canais” (OCN, sigla do Ibope para denominar canais pagos) foi 8 pontos, ante 6,7 pontos do mesmo período no ano passado. Cada ponto representa 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Com esse índice, os canais pagos ocupam o segundo lugar em audiência consolidado na região, e já representam quase 60% da audiência da Globo. Nesse ritmo de crescimento, a TV paga pode ultrapassar a líder em menos de três anos.

Nos primeiros cinco meses de 2014, a média da Globo foi de 13,6 pontos, ante 14,3 pontos em 2013. A rede caiu 5%. O SBT foi de 5,3 (2013) para 5,2 pontos, e a Band passou de 2,5 para 2,4 pontos. As únicas que cresceram foram Record e RedeTV!. A primeira registrou de janeiro a maio média de 6,1 pontos, ante 5,9 (2013). A RedeTV! marcou 0,9 ponto neste ano, ante 0,8 ponto do ano passado.

Na faixa nobre (das 18h à meia-noite), a mais cara da TV, os canais por assinatura tiveram um crescimento de audiência de 21%, com média de 10,6 pontos. A Globo caiu 10%, marcando 21,2 pontos.

Isto, claro, se deve a diversos fatores, como a própria popularização dos pacotes de tv por assinatura (que se deu com a entrada das operadoras de telefonia no mercado) e o já consolidado crescimento do uso da internet no país. O brasileiro, por exemplo, é o líder mundial em tempo conectado na rede.  Hoje, há várias opções de informação e entretenimento que até anos atrás eram resumidas basicamente à televisão.

Isto também deve mudar alguns paradigmas também no mercado publicitário, com o aumento do investimento na tv paga e na internet, duas mídias que tem trabalhado juntas. Vale lembrar que nos Estados Unidos a tv aberta foi ultrapassada pela internet em números de investimento publicitário e está quase a ser passada também pela tv fechada, conforme mostra o gráfico abaixo. Algo que uma hora ou outra vai acontecer no Brasil.

investmento publicitario eua 2013 Investimento publicitário na Internet ultrapassa verba da TV aberta nos EUA

Resource Library

Become a better content marketer with our library of free content available for download.

Check it out
Go to Top